Mediação dos Grupos de Pesquisa do Nupem/UFRJ
Modalidade: 30h por semestre, em 2h semanais, conforme informações a seguir
A formação
A proposta é aproximar Universidade e escola, realizar a formação continuada associada à prática e fomentar o desenvolvimento de pesquisas nas escolas. Além disso, aqueles que tiverem interesse em fazer um curso de pós-graduação poderão aproveitar para se preparar para as seleções futuras.
A proposta é que seja uma atividade de 30 h por semestre (2 h semanais) com horários combinados entre professores da escola e professores da universidade. Ao final da atividade formativa deverá ser entregue um relatório conforme o modelo que será enviado posteriormente.
Local
Nupem/UFRJ
Av. São José Barreto, 764 – São José do Barreto, Macaé-RJ
Público-alvo
Todos os professores e profissionais da educação da rede municipal de Macaé em qualquer segmento de ensino.
Outras informações
Cada professora e professor selecionado para os grupos de pesquisa precisarão realizar um relatório de trabalho de pesquisa, cujo arquivo com o modelo será enviado posteriormente, de modo que possam receber o certificado de participação no grupo de pesquisa.
Paula Alvarez Abreu
Lattes ID: https://lattes.cnpq.br/1275935652105959
4 vagas
Requisitos para participação: Ter interesse de desenvolver e usar jogos em sala de aula, ter disponibilidade para leitura, escrita científica e participação das atividades do grupo.
Encontros: quarta-feira 10h às 12 h
Resumo da linha de pesquisa ou atuação do professor:
Tenho interesse na área de desenvolvimento de jogos voltados ao ensino de ciências, saúde ou química, (jogos de tabuleiro moderno, jogos eletrônicos, jogos de RPG, entre outros), pesquisas sobre a produção e a recepção de jogos pelos estudantes e por professores. Jogos voltados a educação inclusiva também são de interesse principalmente por profissionais que já atuam nesta área.
Professores-pesquisadores e Dia/horário dos Encontros
Leonardo Abreu
Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/1182000138097293
2 vagas
Requisitos para participação: Não há.
Encontros:
Sexta 18h às 20h
Resumo da linha de pesquisa ou atuação do professor: Uso de jogos em processos de ensino, aprendizagem e de formação de professores
Américo de Araújo Pastor Junior
Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/9544350527044493
3 Vagas
Requisitos para participação: Não há.
Encontros: terça-feiras 10h às 12h.
Resumo da linha de pesquisa ou atuação do professor: Aprendizagens mediadas pela tecnologia, materiais educativos e audiovisuais nos espaços formais e não formais de educação em ciências e saúde. Também tem interesse em aspectos relacionados às influências de psicológicos e sociais em dinâmicas de ensino e aprendizagem.
Angélica Ribeiro Soares
Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/7431101882522514
2 vagas
Requisitos para participação: Área de ciências.
Encontros: terça-feira : 10h às 12h
Resumo da linha de pesquisa ou atuação da professora:
Conhecimento e uso da biodiversidade brasileira para a obtenção de substâncias e produtos para o bem estar humano e animal. Desenvolvimento de pequenos experimentos para uso em docência com o objetivo de despertar o interesse de jovens e adultos para a e preservação através da valoração da biodiversidade brasileira. Interesse em áreas de ciências química e biologia, conhecimento e preservação da biodiversidade e obtenção de substâncias para o bem estar humano e animal.
Rejane Valvano Corrêa da Silva
Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/5304894591930901
8 vagas
Requisitos para participação: Gostar de ler, escrever e trocar ideias
Encontros: terça-feira 15h às 17 h
Resumo da linha de pesquisa ou atuação do professor:
TÍTULO: Sobre cuidados de si e dos outros
Estabelecendo um diálogo entre filosofia e antropologia, minhas pesquisas tem como eixo central noções de cuidado de si e dos outros com objetivo de pensar as responsabilidades dos indivíduos e de coletividades (Estado, universidades, meios de comunicação), perpassando os conceitos de “ética ordinária”, “ética do cuidado”, empatia, “itinerário terapêutico”, proteção, indivíduos em (grupos de) risco, e seus usos em diferentes situações sociais. Considerando que o ser humano não vive sozinho, mas imerso num contexto social e ambiental, ou seja, em relação com outros humanos, outras espécies e objetos, os atos dos indivíduos afetam a coletividade e vice-versa. Paradoxalmente, as propostas neoliberais defendem o protagonismo do indivíduo como se ele vivesse numa total autonomia, sem qualquer tipo de limite social e contexto histórico. A proposta é analisar esses paradoxos no que tange saúde/ doença através de textos que serão lidos durante os encontros, para num segundo momento, pensarmos o leque de opções (o contorno da liberdade possível) de indivíduos e coletividades, incluindo os marcadores de classe social, gênero, sexualidade, raça, etnia e geração/idade a partir das teorias apresentadas pelos autores que iremos estudar.
Áreas de interesse: filosofia, antropologia, (bio)ética, cuidados de si e dos outros, pesquisa com seres humanos, saúde/ doença
Rodrigo Lemes Martins
Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/9380597318217382
1 vaga
Requisitos para participação: atuar na área de biologia e geografia, disposição para dia de atividades de campo.
Encontros: terça-feira de 9h30 às 11h30
Resumo da linha de pesquisa ou atuação da professora:
Ecologia vegetal, conservação de ambientes naturais, ensino em espaços não formais.
Maria Fernanda Ribeiro Dias
Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/7262655947864771
2 vagas
Encontros: sexta-feira - 10h às 12h
Requisitos para participação: Não há.
Resumo da linha de pesquisa ou atuação do professor: Atuo em pesquisas relacionadas à Inteligência Artificial, Biologia Computacional, Bioinformática e Biotecnologia, utilizando métodos computacionais na investigação de interações entre macromoléculas de organismos infecciosos e pesquisando Inteligência Artificial e os desafios na Educação.
Analy Machado de Oliveira Leite
Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/2481332921510340
2 vagas
Encontros: quarta-feira de 10h às 12h.
Requisitos para participação: Professores, preferencialmente de ciências, com interesse em pesquisa, pela área de microbiologia, ensino de ciências e tempo para se dedicar as atividades.
Resumo da linha de pesquisa ou atuação da professora: Estudos que envolvem as interações entre os microrganismos e outros seres vivos, com enfoque no papel benéfico dos microrganismos em diferentes ecossistemas. De uma forma geral, as pesquisas envolvem principalmente o papel benéfico dos microrganismos na produção de alimentos e outros produtos de interesse biotecnológico.
Rodrigo Nunes da Fonseca
Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/5456237658132719
2 vagas
Encontros: quarta-feira de 10h às 12h
Requisitos para participação: Interesse em interagir e trocar experiências num ambiente acadêmico
Resumo da linha de pesquisa ou atuação do professor: Nosso grupo busca entender como os organismos se desenvolvem e se regeneram utilizando uma abordagem molecular, incluindo análises de genomicas e outras omicas. Para isto utilizamos espécies de insetos vetores de doenças como a Doença de Chagas e a dengue.
Luiz Couceiro
Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/6882715941373103
6 vagas
Encontros: quarta-feira de 14h30 às 16h30
Requisitos para participação: Gostar de ler e escrever e trabalhar coletivamente.
Resumo da linha de pesquisa ou atuação do professor: Venho produzindo pesquisas em antropologia, sociologia e história através de vivências escolares e universitárias, com foco em abordagens etnográficas acerca de experiências de ensino e aprendizagem e os impactos pedagógicos nas diversas maneiras de (re)produção de alteridades. Assim sendo, o atual projeto, ainda em fase final de elaboração, busca interlocução com professorxs de escolas a fim de produzir compreensões sobre os modos em que experimentam suas profissões. Neste sentido, é importante perceber em interlocução com essas pessoas os modos pelos quais compreendem sua vida como professores, mudanças e permanências de sonhos, aspirações e frustrações na carreira. A ênfase desta pesquisa está em exercitar escritas sobre si, com xs professorxs, no que venho chamando de "pegadogias em ambientes hostis" e "ecossistemas pedagógicos". Desta feita, as dinâmicas envolvem leituras pontuais de textos, devidamente explicados por mim, que orientem autorreflexões dxs participantes sobre serem professorxs. Desta feita, serão produzidos coletivamente textos que xs próprixs docentes registrem situações que lhes sejam caras, que mobilizem seus afetos e suas percepções sobre as escolas e as pessoas que as compõem, levando em consideração fatos e relações paradoxais. A escrita aqui será dirigida por roteiro de questões básicas a partir das quais xs participantes possam mais do que escrever, mas se inscrever de forma crítica e pessoal, em ambiente de acolhimento coletivo, sem julgamentos morais, como agenciamento da organização de perspectivas sobre o que identifiquem como situações hostis ao exercício da docência em quais cenários institucionais, ecossistemas pedagógicos.
Pedro Hollanda Carvalho
Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/9551567862449740
6 Vagas
Encontros: segundas-feiras às 14h ou terças-feiras às 14h; ou sextas-feiras às 10h.
Requisitos para participação: Interesse em pesquisa nas temáticas oferecidas e disponibilidade para participação no desenvolvimento de artigos científicos.
Resumo da linha de pesquisa ou atuação do professor:
Em tempos de mudanças climáticas e crise da biodiversidade, a interface entre o meio ambiente e a sociedade se torna uma temática fundamental para o desenvolvimento sustentável. Um aspecto de grande relevância é a percepção que nós seres humanos temos sobre o próprio pertencimento ao ambiente que habitamos e como dependemos dele. Por razões históricas, notadamente filosóficas e religiosas, tendemos a nos ver como seres a parte, e até mesmo superiores, em relação ao mundo natural que nos cerca. É a partir desta premissa que desenvolvo uma linha de pesquisa em Serviços Ecossistêmicos em Macaé e região. Serviços ecossistêmicos são, por definição, os inúmeros benefícios que o meio ambiente é capaz de oferecer a nós humanos, abrangendo desde as matérias primas que podemos extrair, até o usufruto de paisagens naturais.
Inicialmente, a pesquisa estava restrita ao entendimento de serviços ecossistêmicos nos biomas regionais. Mais recentemente, temos focado em i. levar os conceitos de serviços ecossistêmicos ao ensino fundamental e médio (alunos e professores), e ii. entender a percepção dos alunos e professores quanto aos serviços ecossistêmicos e quanto ao próprio pertencimento à natureza. Temas-chaves da pesquisa são: serviços ecossistêmicos, saúde integral, sustentabilidade.