top of page

21 de março | Dia Nacional da Síndrome de Down

O projeto “Todos por uma Macaé Inclusiva”, da Secretaria de Educação, realizará diversas ações durante o ano de 2022. Este mês, as atividades serão voltadas para o Dia Nacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de março. E para comemorar a data, nesta sexta-feira (11), haverá Tardezinha Inclusiva, às 15h, no Parquinho do Beco das Artes, no Pecado. Já no próximo dia 21, será realizada uma mesa-redonda, às 14h, na Câmara Municipal, com palestras nas áreas da saúde e educação. As ações são organizadas pela Superintendência de Educação Integrada e a Coordenação de Educação Inclusiva.

​

O Dia Nacional da Síndrome de Down foi instituído pela Lei 14.306, de março de 2022. A data tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a inclusão e promover a discussão de alternativas para aumentar a visibilidade social das pessoas com síndrome de down.

A síndrome de down não é uma doença, e sim uma falha genética, que acontece na divisão celular do óvulo, que resulta em um par a mais no cromossomo 21, chamada trissomia. No Brasil existem aproximadamente 300 mil pessoas com síndrome de down, segundo dados do IBGE. A inclusão dessas pessoas na vida escolar e profissional aumenta sua possibilidade de desenvolvimento, além de reforçar para sociedade a necessidade de respeito às diferenças.

Síndrome de Down.jpg

Coordenadora de Educação Inclusiva 

Regina Auxiliadora Signé Pinho

 

Mesa Redonda

Mediação:

Michele Matos - Fonoaudióloga

 

Participantes:

Maria Pompeya Olmedo de Lopes - Pediatra

​

Gabriela Santiago - Psicomotricista

​

Beatriz Gonçalves Ribeiro - Nutricionista

​

Liana do Amaral - Terapeuta Ocupacional

​

Lívia Lobo - Neuropediatra

​

 

Modalidade: 

Turma 1 - Presencial - 150 vagas

​

Público-alvo

Todos os profissionais da Educação, Saúde e outros interessados pelo tema.

 

Cronograma e horário

Segunda-feira, 21/03/2022 às 14h ​

​

Local

Presencial: Câmara Municipal de Macaé

​

Informações Complementares

O projeto Todos por uma Macaé Inclusiva busca a conscientização sobre as questões das pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista, altas habilidades, e transtornos funcionais específicos. A proposta é ampliar e dar visibilidade a inclusão social e ao respeito a toda forma de deficiência, ultrapassando os muros das escolas, por meio de ações educacionais que ampliem a reflexão e conscientização de ações públicas voltadas para a inclusão da pessoa com deficiência quanto à relevância do tema.

Inscrições Encerradas.jpg
bottom of page