top of page

Mediação

Paulo de Tarso de Castro Peixoto

Ph.D, Graduado em Musicoterapia (Universidade Conservatório Brasileiro de Música);Graduado em Filosofia (Unimes); Pós-graduado em Educação, Currículo e Práticas Educativas (PUC); Pós-graduado em Psicopedagogia (UCAM); Pós-graduado em Psicomotricidade Relacional e Clínica (UCAM); Mestrado e Doutorado em Psicologia (Universidade Federal Fluminense);Pós-doutorado em Psicologia (Universidade Federal do Rio de Janeiro); Pós-doutorado em Filosofia (Universidade Federal do Rio de Janeiro e Université Paris-Est Créteil – Paris XII – França). Coordenador da Coordenação de Extensão, da Universidade Livre e do Laboratório de Emoções, Afetos, Sociedade & Subjetividades (LEMASS), da Secretaria Adjunta de Ensino Superior da Secretaria de Educação de Macaé (RJ).

Ana Carolina Moda Nunes de Castro Peixoto

Neuropsicopedagoga, Graduada em Pedagogia, Graduada em Processos de Gestão Gerencial - Graduada em Psicologia. Professora convidada da Universidade Livre e do Laboratório de Emoções, Afetos, Sociedade & Subjetividades (LEMASS) da Secretaria Adjunta de Ensino Superior da SEMED.

Ana Cristina Carneiro

Profissional do Núcleo Municipal de Saúde Mental do Programa Municipal de Saúde Mental de Macaé (RJ), Graduada em Fonoaudiologia UFRJ.

Modalidade: 30h  On-line

Cronograma e horário

Turma 1, sexta-feira, das 8h às 9h

15/03/2024                07/06/2024

22/03/2024                14/06/2024

05/04/2024                21/06/2024

12/04/2024                28/06/2024

19/04/2024                05/07/2024

26/04/2024               

03/05/2024              

10/05/2024               

17/05/2024                

24/05/2024   

Atividades Assíncronas 

Serão enviados artigos e outros recursos pedagógicos para os cursistas, sendo considerado como carga horária de pesquisa e leitura sobre os temas abordados e debatidos nas aulas.

Informações complementares

Este curso é destinado às pessoas que desejem desenvolver recursos sensíveis no ambiente escolar e em sua vida, ampliando conhecimentos e estratégias de promoção de saúde mental no cuidado de si e das relações interpessoais vividas no ambiente escolar e em suas vidas pessoais, dirigidas à Cultura de Paz.

Público-alvo

Profissionais da Educação de todos os segmentos de ensino.

Auxiliar de Serviços Escolares, Auxiliares de Serviços Escolares de AEE, Auxiliar de Serviços Gerais, Professor(a), Professor(a) Orientador(a) - PO, Professor(a) Orientador(a) Pedagógico(a) - OP, Diretor(a) Adjunto(a), Diretor(a) Geral

Objetivo

Cuidar das emoções para promover o bem-estar pessoal, interpessoal no ambiente escolar e na vida.

Desenvolver recursos práticos sobre os contatos interpessoais e emocionais através da epistemologia da Contatologia e a Afetologia: duas abordagens para uma ética e sensibilidade das relações humanas.

Do educador coconstrutor de ambientes criativos e sensíveis, estimulando a comunicação afetiva, o autocuidado, a cooperação e as comunidades de cuidados na escola.

Desenvolvendo os laços de pertencimento que nos conectam a nós mesmos, aos outros e aos ambientes de vida.

Inovar os laços interpessoais através da Emocionalidade Cognitiva e seus efeitos nas relações interpessoais.

Explorando os projetos de vida e a Emocionalidade Cognitiva: como o sentimento de pertencimento histórico e social pode fundamentar o sentido existencial.

Conheçer as possibilidades de articulação entre os campos da Educação e da Saúde Mental para criar espaços expressivos que promovam a Cultura de paz. Aprender sobre as Neurociências das emoções e os efeitos das emoções e suas relações com o aprendizado cognitivo e das relações interpessoais;

Compreender como as emoções podem contribuir no processo de autorregulação dos processos de ensino-aprendizagem;

Desenvolver capacidades de lidar com emoções negativas, como o medo, a ansiedade, a raiva e a tristeza que podem interferir no ambiente escolar e na vida.

Estimular a construção de projetos de vida que possuam sentido na vida tantos dos educadores e alunos.

Lidar com as diferenças: desenvolver a resiliência e a compreensão dos vínculos sociais, profissionais e afetivos.

Pertencimento e os laços Sociais: como as emoções circulam e conectam as pessoas ao mundo.

Ansiedade, Depressão e outros fenômenos que afetam a vida cotidiana do educador(a).

Lidar com as incertezas: desenvolver capacidades de lidar com a imprevisibilidade da vida.

Construir caminhos criativos de vida: estilizar os modos de sentir, pensar e se relacionar.

Ementa

Educação e Saúde mental: desenvolvendo habilidades emocionais no cuidado da diversidade e singularidade dos alunos; Desenvolvimento das capacidades emocionais do educador na mediação de conflitos;  Desenvolvendo recursos de cuidado para a saúde mental no ambiente escolar; Cuidando e conhecendo o mundo invisível das emoções e afetos;  Neurociências das emoções: os efeitos das emoções e suas relações com o cérebro; Neurociências das emoções e suas relações com o aprendizado cognitivo e social;  Conhecendo as principais estruturas e circuitos cerebrais envolvidos no processamento e na regulação das emoções e da aprendizagem.;  Como as emoções podem facilitar ou dificultar a aprendizagem, a memória, a atenção, a motivação e a criatividade.  Como desenvolver a inteligência emocional, a empatia, a autoestima e a resiliência nos educadores e nos educandos; Como criar um ambiente de aprendizagem emocionalmente positivo, seguro e estimulante, que favoreça o engajamento, a cooperação coletiva;  Como lidar com as emoções negativas, como o medo, a ansiedade, a raiva e a tristeza, que podem interferir no processo de ensino-aprendizagem;  Como utilizar estratégias pedagógicas baseadas nas evidências da neurociência para promover uma aprendizagem significativa, efetiva e duradoura; Projetos de vida para a construção de uma cultura de paz; Projetos de vida e suas relações com a saúde mental, com o sentimento de pertencimento social e existencial; O cuidado de Si como cultura de promoção de Paz nas escolas;  Lidando com as diferenças: desenvolvendo habilidades para lidar com os conflitos em sala de aula; Cultura de Paz e do cuidado coletivo: cuidando das microviolências que atravessam as relações interpessoais na escola. Do educador que cuida da saúde mental: o cuidado com as emoções para o cuidado de si, do outro e dos ambientes de vida. Desenvolvendo a Pedagogia dos Contatos: Contatologia e Afetologia para uma ética das relações.

Programa

  • Prática e princípios de Inteligência Emocional para construir ambientes empáticos, resilientes e respeitosos no ambiente escolar e na vida.

  •  Princípios da pedagogia de percepção dos afetos (Afetologia) para as relações interpessoais na escola e na vida.

  •  Desenvolvendo a pedagogia de percepção dos contatos (Contatologia) para as relações interpessoais na escola e na vida;

  •  Ampliando capacidades de construir ambientes sensíveis no cotidiano da escola na superação dos sentimentos de medo, ansiedade, tristeza dentre outros que possam interferir nas relações interpessoais no ambiente escolar e na vida dos educadores;

  •  Ansiedade, Depressão e outros fenômenos que afetam a vida contemporânea e o trabalho do educador;

  •  Cuidar e conhecer o mundo invisível das emoções e afetos;

  •  Neurociências das emoções: os efeitos das emoções e suas relações com o cérebro;

  •  Neurociências das emoções e suas relações com o aprendizado cognitivo e social;

  •  Conhecendo as principais estruturas e circuitos cerebrais envolvidos no processamento e na regulação das emoções.

  •  Como as emoções podem facilitar ou dificultar a aprendizagem, a memória, a atenção, a motivação e a criatividade.

  •  Como desenvolver a inteligência emocional, a empatia, a autoestima e a resiliência nos educadores e nos educandos.

  •  Como criar um ambiente de aprendizagem emocionalmente positivo, seguro e estimulante, que favoreça o engajamento, a cooperação e o bem-estar dos envolvidos.

  •  Educação e Saúde Mental como caminhos de construção de espaços expressivos na promoção da Cultura de paz.

  •  Construindo novas formas de lidar com as emoções com o cuidado da mente e do corpo pelas práticas integrativas da meditação em movimento, artes e pelo ambiente da Gestalt-musicoterapia.

Outras informações

Para a certificação os cursistas deverão participar das aulas on-line com frequência mínima de 75% e realizar as atividades assíncronas.

Software que será utilizado nas aulas presenciais on-line

Google Meet - o link de transmissão será enviado por e-mail quatro dias antes da aula, fique atento às mensagens

Inscrições Encerradas.jpg
bottom of page