top of page

Mediação de:

Petter Franco Entringer

Professor do NUPEM, UFRJ-Macaé. Graduado em Ciências Biológicas - Modalidade Médica, Mestre e Doutor em Ciências pela UFRJ. Atua nos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Farmácia e Medicina e no Mestrado Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento e tem experiência em cursos de extensão para professores de ciências.

​

Elane da Silva Ribeiro

Professora do NUPEM, UFRJ-Macaé. Graduada em Ciências Biológicas, Mestre e Doutora em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Atuando no curso de graduação em Ciências Biológicas e no Mestrado Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento.

​

Flavia Borges Mury

Professora do NUPEM, UFRJ-Macaé. Graduada em Ciências Biológicas, Mestre e Doutora pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro em Biociências e Biotecnologia. Atua nos cursos de graduação em Farmácia e Ciências Biológicas e no Mestrado Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento.

​

Izabela Silva dos Santos

Bióloga do NUPEM, UFRJ-Macaé. Graduação em Ciências Biológicas, Mestre e Doutora em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Tem experiência na área de Bioquímica e Biologia Molecular de Plantas. Atuou no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CEDERJ e tem experiência em cursos de extensão para professores de ciências.

​

Modalidade: Somente on-line com atividades complementares

​

Carga horária: 30h

​

Cronograma e horário

Turma 1 Online, sexta-feira, das 9h às 12h

03/05/2024 

10/05/2024

17/05/2024 

24/05/2024 

07/06/2024 

14/06/2024 

​

Atividades assíncronas

Leitura de artigos, pesquisa e desenvolvimento de atividades experimentais.

​

Informações complementares

O link de acesso a atividade formativa será informado via e-mail, no dia anterior do encontro On-line.

 

Público-alvo

Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, Todos os professores do 1o. ao 5o. ano de escolaridade do ensino fundamental, Todos os professores do 6o. ao 9o. ano de escolaridade do ensino fundamental, Professor de Biologia, Professor de Física, Professor de Química, Professor de Geografiae alunos de cursos de graduação em licenciatura.

Objetivo

Proporcionar a formação continuada de professores para que possam desenvolver e utilizar a metodologia da experimentação com os alunos, visando melhorar e dinamizar o processo de ensino-aprendizagem de Ciências.

​

Ementa

Relacionar o conhecimento ensinado com a realidade cotidiana dos alunos tem sido um dos grandes desafios do ensino de Ciências na Educação Básica. As atividades experimentais são estratégias de ensino importantes para a superação de obstáculos na aprendizagem de conceitos científicos e na compreensão do que é a Ciência. Apesar disso, essa estratégia metodológica não é muito utilizada e relativamente pouco discutida, em nossa realidade, devido a diversos fatores. A experimentação pode ser um elemento de diálogo entre o aprendiz, os objetos de estudo e sua realidade quotidiana. Pode também propiciar interpretações, discussões e confrontos de ideias entre estudantes e professores. Ela se configura, assim, num convite à ação, seja ela material, discursiva ou mental. Nesse sentindo, este curso vem promover um espaço de discussão, debate e compartilhamento sobre como fazer experimentação no ensino de ciências e estratégias simples para a realização de atividades práticas, utilizando material acessível e de baixo custo.

​

Programa

  • 03/05 – Abertura; Apresentação do curso e cursistas;

  •  10/05 – Discussão de artigos, debate e compartilhamento de experiências sobre o tema; 

  • 17/05 – Apresentação de Atividades experimentais; 

  • 24/05 – Elaboração de roteiros de Atividades experimentais; 

  • 31/05 – ASSÍNCRONO – Estudo de atividades e desenvolvimento de atividades experimentais pelos cursistas; 

  • 07/06 – Compartilhamento das experiências desenvolvidas pelos cursistas I;

  • 14/06 – Compartilhamento das experiências desenvolvidas pelos cursistas II.

​

Outras informações

Para a certificação os cursistas deverão participar das aulas com frequência mínima de 75%  e realizar as atividades assíncronas.

bottom of page