top of page

Mediação dos Grupos de Pesquisa do Nupem/UFRJ

Modalidade: 30h por semestre, em 2h semanais, conforme informações a seguir

A formação

A proposta é aproximar Universidade e escola, realizar a formação continuada associada à prática e fomentar o desenvolvimento de pesquisas nas escolas. Além disso, aqueles que tiverem interesse em fazer um curso de pós-graduação poderão aproveitar para se preparar para as seleções futuras.

A proposta é que seja uma atividade de 30 h por semestre (2 h semanais) com horários combinados entre professores da escola e professores da universidade. Ao final da atividade formativa deverá ser entregue um relatório conforme o modelo que será enviado posteriormente.

Local

Nupem/UFRJ

Av. São José Barreto, 764 – São José do Barreto, Macaé-RJ

Público-alvo

Todos os professores e profissionais da educação da rede municipal de Macaé em qualquer segmento de ensino.

Professores-pesquisadores e Dia/horário dos Encontros

Aleksandra Menezes de Oliveira

Lattes ID:  http://lattes.cnpq.br/0047810385809553

2 vagas

Encontros: horário a combinar.

Resumo da linha de pesquisa ou atuação da professora: assuntos transversais relacionados ao racismo ambiental são pouco abordados em sala de aula. Portanto, é importante enfatizar a forma que as parasitoses têm sido abordadas no contexto do racismo ambiental em livros didáticos do ensino básico distribuídos no Brasil. Sendo durante a análise de conteúdo constatar a ausência do termo racismo ambiental ou de sua associação com as infecções parasitárias. O racismo ambiental está presente nos livros didáticos do ensino fundamental, através da demonstração da exploração indígena e da população escravizada na obtenção de recursos naturais com prejuízos ao meio ambiente e a sociedade. A falta de investimentos em saneamento básico afeta principalmente a população periférica, composta em sua maior parte por afrodescendentes. Deste modo, o racismo ambiental deve ser abordado para a criação de políticas públicas que visem a melhoria de condições higiênico-sanitárias, e uma sociedade mais justa que combata todos os tipos de racismo. Neste contexto também é importante a produção de material para conscientizar a população sobre o papel do indivíduo na preservação do ambiente e combate as doenças parasitárias.

Outras informações

Cada professora e professor selecionado para os grupos de pesquisa precisarão realizar um relatório de trabalho de pesquisa, cujo arquivo com o modelo será enviado posteriormente, de modo que possam receber o certificado de participação no grupo de pesquisa.

Américo de Araujo Pastor Junior

Lattes ID:  http://lattes.cnpq.br/9544350527044493

8 vagas

Requisitos para participação: disponibilidade para participar nas reuniões presenciais nas quartas-feiras ou quintas-feiras pela manhã (10h-12h).

Encontros: quartas-feiras ou quintas-feiras pela manhã (10h-12h).

Resumo da linha de pesquisa ou atuação do professor:  aprendizagens mediadas pela tecnologia, materiais educativos e audiovisuais nos espaços formais e não formais de educação em ciências e saúde. Também tem interesse em aspectos relacionados às influências de psicológicos e sociais em dinâmicas de ensino e aprendizagem.

Ana Cristina Petry

Lattes ID: https://lattes.cnpq.br/9840922547339289

1 vaga

Requisitos para participação: disponibilidade para estar em atividade no Nupem no período da manhã.

Encontros: turno da manhã entre terça e quinta-feira.

Resumo da linha de pesquisa ou atuação da professora: 

Utilizo peixes como modelos em estudos ecológicos que envolvem entender de que forma gradientes ambientais afetam os peixes de água doce. Compreender melhor a história de vida de espécies que vivem em condições extremas é outro ponto de interesse, pois essa biota pode protagonizar interessante conteúdo de ensino.

Angélica Ribeiro Soares

Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/7431101882522514

2 vagas

Requisitos para participação: tenha afinidade e interesse por temas ligados à ciência e tecnologia

Encontros: terça e quinta, à tarde.

Resumo da linha de pesquisa ou atuação da professora: 

Linha de pesquisa do grupo: produtos naturais marinhos e estudo da biodiversidade brasileira para a obtenção de produtos. Interesse em áreas de ciências química e biologia, conhecimento e preservação da biodiversidade e obtenção de substâncias para o bem-estar humano e animal.

Gustavo Arantes Camargo

Lattes ID:  http://lattes.cnpq.br/2885895324663430

5 vagas

Requisitos para participação: ter disponibilidade no dia das reuniões e ter vontade de integrar a escola no projeto.

Encontros: as reuniões do grupo são realizadas às quintas-feiras, 14h, no Nupem. As atividades nas escolas podem ser em horário a combinar de acordo com cada caso.

Resumo da linha de pesquisa ou atuação do professor: desenvolvo um Projeto de Extensão chamado Afric(a)ção, cujo objetivo é ajudar a implementar a lei Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da temática História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. O objetivo desse projeto é promover o conhecimento e o acesso a temas importantes da questão racial no Brasil a partir de abordagens conceituais e culturais, visando dirimir posturas preconceituosas, discriminatórias e racistas. 

Jackson de Souza Menezes

http://lattes.cnpq.br/1039954814307345

1 vaga

Encontros: horário a combinar.

Resumo da linha de pesquisa ou atuação do professor: ensino de ciências fisiológicas; métodos de diagnóstico precoce doenças renais; educação física e suas relações com ensino em saúde e ensino de ciências ambientais

Júlia Peralta Gonçalves

Lattes ID:  https://lattes.cnpq.br/7776896862981992

1 vaga

Encontros: horário a combinar.

Resumo da linha de pesquisa ou atuação da professora: atua nos temas Morfologia, Ultraestrutura e Quimioterapia de Helmintos. Possui projetos de pesquisa que incluem a pesquisa do efeito anti-helmíntico de produtos naturais e utilização de helmintos como indicadores biológicos para avaliação sanitária do solo.

Leonardo Araujo de Abreu

Lattes ID:  http://lattes.cnpq.br/1182000138097293

2 vagas

Encontros: a combinar

Resumo da linha de pesquisa ou atuação do professor: vias de sinalização celulares como alvos de controle e estudo no carrapato bovino Rhipicephalus microplus; uso de jogos no ensino e formação de professores

Marco Antonio Lopes Cruz

Lattes ID: https://lattes.cnpq.br/2540801765306904

2 vagas

Requisitos para participação: interesse em pesquisa de base e aplicada. Desejo de adquirir conhecimento e conceitos científicos, bem como aprender técnicas de biotecnologia que são desenvolvidas no Laboratório de Biotecnologia Vegetal (NUPEM/UFRJ).

Encontros: horário a combinar.

Resumo da linha de pesquisa ou atuação do professor: nós do Laboratório de Biotecnologia Vegetal estamos interessados na identificação e caracterização das interações tipo proteína-proteína do mecanismo de controle do Ciclo Celular de plantas em comparação com seus homólogos em animais. Essa linha de pesquisa busca contribuir com conhecimentos científicos na tentativa de responder uma pergunta antiga da Biologia: Por que as plantas não desenvolvem câncer? Para isso utilizamos diferentes técnicas de Biotecnologia (vegetal, animal e microbiológica). Nosso Laboratório também desenvolve pesquisa para produção de antígenos recombinantes destinados ao desenvolvimento de testes rápidos e ELISA. Atualmente, estamos trabalhando no desenvolvimento de antígenos do vírus SARS CoV-2 e da bactéria Leptospira interrogans. Esses agentes infecciosos são responsáveis pelas doenças COVID-19 e Leptospirose respectivamente.

Mario Sergio Schultz

Lattes ID:  http://lattes.cnpq.br/1042173348063662

2 vagas

Encontros: período da manhã

Resumo da linha de pesquisa ou atuação do professor:

- Biogás

Avalição da produção de biogás a partir dos resíduos orgânicos (lodo, resíduos de alimentos, etc) utilizando a técnica de biodigestão anaeróbia de forma a permitir o tratamento de diferentes resíduos em um mesmo local. Assim, os custos do tratamento podem ser reduzidos, juntamente com aumento da oferta energética e de postos de trabalho em toda cadeia produtiva (produção e distribuição de biogás e biofertilizante).

-  Vivências em Química

Mostrar a importância do letramento científico e a inserção do conhecimento científico na produção de objetos e ações cotidianas. Nesse sentido, a experimentação em ciências no cenário escolar é importante por contribuir com a formação dos alunos no ensino médio, não apenas em aspectos técnicos, mas também em termos de criatividade e curiosidade, beneficiando a formação em áreas diversas do conhecimento. Destaca-se que a experiência, ao estimular na prática o sensorial dos alunos, tem capacidade de fortalecer o aprendizado teórico e de despertar o interesse dos jovens pelas ciências.

Paula Alvarez Abreu

Lattes ID:  https://lattes.cnpq.br/1275935652105959

2 vagas

Requisitos para participação:  ter interesse de desenvolver e usar jogos em sala de aula, ter disponibilidade para leitura, escrita científica e participação das atividades do grupo.

Encontros: terça a tarde, quarta de manhã ou quinta de manhã ou horário a combinar.

Resumo da linha de pesquisa ou atuação do professor:

tenho interesse na área de desenvolvimento de jogos voltados ao ensino de ciências, saúde ou química, (jogos de tabuleiro moderno, jogos eletrônicos, jogos de RPG, entre outros), pesquisas sobre a produção e a recepção dos jogos pelos estudantes e também a formação docente nesse processo. Jogos voltados a educação inclusiva também são de interesse principalmente por profissionais que já atuam nesta área.

Rafael Nogueira Costa

Lattes ID:  https://lattes.cnpq.br/3549398535970321

4 vagas

Encontros: segunda e quarta entre 10h e 12h

Resumo da linha de pesquisa ou atuação do professor: 

Professor Adjunto IV na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vinculado ao Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem/UFRJ). Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ). Formação: Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2005). Mestrado em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense (IF Fluminense/2010). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Meio Ambiente, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2016). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes/2020). Orienta pesquisas nos seguintes programas: Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPGCiAC) e Programa de Pós-Graduação Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (PPG-ProASD), ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro em Macaé (RJ). Grupos de pesquisa CNPq: i) Grupo de Estudos em Educação Ambiental Desde el Sur (GEASur/Unirio) e ii) Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA/UFMT). Linhas: i) educação e formação docente; ii) abordagens inovadoras para o ensino de Ciências Biológicas e Ambientais; iii) metodologias ativas e iv) bioinspiração, criatividade e inovação. Ensino: Prática de Ensino (estágio supervisionado) e Educação, Ambiente e Cinema. Extensão: Coordenador do Projeto Imaginamundos (Apoio: PR5/UFRJ).

Rodrigo Nunes da Fonseca

Lattes ID:  http://lattes.cnpq.br/5456237658132719

2 vagas

Requisitos para participação:  Interesse em aprender, curiosidade.

Encontros: a combinar.

Resumo da linha de pesquisa ou atuação do professor: 

Nosso grupo de pesquisa trabalha com artrópodes vetores de doenças e pragas agrícolas (borrachudos, mosquitos, moscas, besouros, carrapatos, aranhas), particularmente com o processo de desenvolvimento do embrião e da larva, incluindo os processos de formação do ovo e de regeneração das pernas nas larvas. Buscamos também novos compostos para o controle destes organismos a partir de abordagens de ômicas, isto é, genomas e transcriptoma.

Vinícius Albano Araújo

Lattes ID:  http://lattes.cnpq.br/0559800226477492

3 vagas

Requisitos para participação: somente vontade de estabelecer parceria e compartilhar saberes e vivências

Encontros: horário a combinar.

Resumo da linha de pesquisa ou atuação do professor:

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003), mestrado (2005), doutorado (2009) e pós-doutorado (2010) em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente atuo como professor de Zoologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM). Como pesquisador desenvolvo trabalhos científicos com morfologia reprodutiva de Arthropoda com ênfase no sistema reprodutor masculino e potencial aplicação no comportamento e na sistemática. Em campo, executo trabalhos de conservação no bioma Mata Atlântica com ecologia de comunidades, envolvendo visitantes florais e insetos aquáticos, principalmente em fragmentos urbanos. Como extensionista, coordeno o Projeto InsetVidas, que usa os serviços ecológicos como plataforma de divulgação científica para disseminar o conhecimento e importância dos Insetos. Desenvolvo a ação Curso de Meliponicultura: potencial econômico sustentável, realizado prioritariamente para a sociedade brasileira. Também coordeno o Projeto Iurukuá: Educação ambiental e conservação de tartarugas marinhas, com membros atuantes nas cinco regiões do Brasil. Integro como coordenador Brasil na Rede Relato Oceano: Rede de Educação Latino-americana para o Oceano, buscando conectar iniciativas e promover a colaboração internacional na educação marinha. Como professor atuo em disciplinas como Zoologia de Invertebrados, Entomologia e Práticas em Biologia buscando, através da educação, contribuir para formação de profissionais brasileiros comprometidos com a Ciência e com o respeito a diversidade de vidas.

Inscrições Encerradas.jpg
bottom of page