Mediação de:
Douglas Rodrigues Ribeiro
Doutor em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis
Modalidade: Curso online com atividades síncronas e assíncronas.
Carga horária: 40h
Cronograma e horário
Turma 1, terça-feira, das 18h30 às 21h
06/08/2024
03/09/2024
01/10/2024
05/11/2024
Público-alvo
Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio
Todos os professores do 1o. ao 5o. ano de escolaridade do ensino fundamental, Todos os professores do 6o. ao 9o. ano de escolaridade do ensino fundamental, Profissionais do Ensino Médio
Objetivo
Compreender a Educação na Favela de forma a tecer uma análise sobre o fazer pedagógico na escola e para a escola na especificidade de um contexto de desigualdade social e sociabilidade violenta, no que tange a quem ensina e aprende, como se ensina e aprende, perpassados pelos conceitos de ética e estética oriundos da própria favela e aqueles já pré-estabelecidos sob os aspectos de um conjunto de leis que regem a sociedade.
Ementa
O curso é o resultado de uma tese de doutoramento , uma pesquisa qualitativa de caráter participante realizada em uma escola de Petroperiferia Urbana na Cidade de Macaé.. Consiste na reflexão sobre o trabalho docente na singularidade da Escola de Favela. Buscaremos pensar o currículo, a docentes na especificidade da Favela com discentes com modelo de absorção social própria frente as práticas docentes vigentes. O debate deste curso passará pelo que chamaremos de indícios Mediadores da Prática Pedagógica na Escola de Favela.
Programa
-
06/08 - Aula 1 - Os Indícios Mediadores da Inversibilidade Docente.
-
03/09 - Aula 2 - O indício Mediador da Absorção Passiva.
-
01/10 - Aula 3 - Indícios Mediadores da Emancipação Conflitante.
-
05/11 - Aula 4 - Dos indícios Mediadores da Prática Pedagógica à Emancipação Ativa.
Outras informações
O link do Google Meet será enviado por e-mail.
Para a certificação os cursistas deverão participar das aulas com frequência mínima de 75% e realizar as atividades assíncronas.