top of page

Pós-Graduação em Gestão Escolar

Início das aulas

21 de fevereiro de 2018, das 8h às 12h,

no Auditório do bloco A da FeMASS.

 

Na oportunidade você deverá entregar, em envelope identificado, duas cópias dos seguintes documentos:

  • Identidade;

  • CPF;

  • Diploma;

  • Histórico da graduação;

  • Duas fotos 3X4 e

  • Duas cópias da declaração de lotação (da escola onde trabalha).

Organização: Centro de Formação Professora Carolina Garcia – CFCG

Parceiros: Subsecretaria de Ensino Superior e Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos – FeMASS.

Coordenação: Profª Drª Cremilda Barreto Couto

                         Profª Ms Maria Inês Barreto Netto

                         Profª Esp. Regina Célia Santos Nascimento

                        

Público alvo: Diretores e Diretores Adjuntos da Rede Municipal de Ensino de Macaé.

Duração: 1 ano e 10 meses

                 89 encontros presenciais

              

Carga horária do Curso: 360 horas

Dia da semana: quarta-feira   

Horário: de 8 às 12 horas

Inscrições abertas até 1 de fevereiro de 2018

Objetivo Geral

Proporcionar momentos reflexivos que levem o gestor a analisar, teorizar e produzir outros conhecimentos relativos à sua área da gestão.

Objetivo Específico

Criar subsídios que ampliem a formação de gestores a partir do fortalecimento pessoal e de sua interação com a equipe.

Avaliação e certificação

A avaliação do cursista enfatizará o processo de aprendizagem, envolvendo procedimentos de autoavaliação, participação nas atividades, 75 % de presença e trabalho de conclusão do curso. O curso será acompanhado pela coordenação do Centro de Formação Professora Carolina Garcia – CFCG e certificado pela Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos - FeMASS.

Critérios de preenchimento das vagas

Para organização da turma de Pós-Graduação em Gestão Escolar 2018/2019, seguiremos os seguintes critérios, na ordem abaixo estabelecida:

  1. Por ordem de inscrição;

  2. Estar na direção geral ou adjunta de uma unidade escolar municipal em 2018 e não ter Pós-Graduação em Gestão;

  3. Ser Professor Orientador Pedagógico ou Professor Orientador de uma unidade escolar municipal em 2018 e não ter Pós-Graduação em Gestão;

  4. Ser Professor da rede municipal com pretensões de candidatura à Gestão Escolar na próxima eleição de diretores e não ter Pós-Graduação em Gestão.

Início das aulas

21 de fevereiro de 2018, das 8h às 12h,

no Auditório do bloco A da FeMASS.

 

Na oportunidade você deverá entregar, em envelope identificado, duas cópias dos seguintes documentos:

  • Identidade;

  • CPF;

  • Diploma;

  • Histórico da graduação;

  • Duas fotos 3X4 e

  • Duas cópias da declaração de lotação (da escola onde trabalha).

Ementa das disciplinas

1. Entre o público e o privado – Estado. Democracia. Constituição do Estado Democrático Brasileiro. Neoliberalismo. Direitos do cidadão e deveres do Estado. Interesses privados e interesses coletivos. Organizações públicas e organizações privadas. Diálogo Público/privado: limites e possibilidades. Análise de Políticas Públicas e seus problemas.

2. Gestão Pública Educacional – Os princípios norteadores do gestor público educacional – legalidade, impessoalidade nas decisões, ética e relações humanizadas, eficiência e eficácia: eficiência, acompanhamento e supervisão, prestação de contas, autoridade educativa e reflexiva. Gestão e atendimento no espaço público. Gestão dos espaços (Rede de ensino, direção de escola, sala de aula). Relação do gestor com a comunidade. Trabalho em parceria. Transversalidade: Estudos de casos/ trocas de experiência.

3. Gestão de qualidade ou qualidade na gestão? – Conceitos de Qualidade. Características de um bom gestor: o que dizem as pesquisas. O perfil do gestor em uma instituição de qualidade. Os tipos de liderança (ênfase no modelo democrático e participativo). Autoridade x Responsabilidade na delegação de tarefas. Avaliação e qualidade. Transversalidade: Estudos de casos/ trocas de experiência.

4. Planejamento sistêmico: relações-processo-resultado – Tipos de planejamento. Teoria Sistêmica. Planejamento Sistêmico. Avaliação Sistêmica. Transversalidade: Estudos de casos/ trocas de experiência.

5. Escola – Violência – Diversidade social - Contexto histórico da violência no Brasil. Tipos de violência. Violência na sociedade e no cotidiano escolar. O desenvolvimento moral da criança e do adolescente. Limites e Possibilidades da escola. Práticas disciplinares mais comuns na escola. Inclusão social: quem são os diferentes? Estratégia para a inclusão social e diminuição das desigualdades. Transversalidade: Estudos de casos/ trocas de experiência.

Seminário de Pesquisa – Elaboração de resumo/resenha/sinóptico/Esquema. Escrita acadêmica. Normas da ABNT. Escolha do tema de pesquisa. Estrutura de artigo acadêmico e projeto.

6. Gestão de pessoas – Funções. Atribuições. Motivação e necessidades humanas. Inteligência Emocional. Formação de equipe. Projeto coletivo de escola. Transversalidade: Estudos de casos/ trocas de experiências bem-sucedidas.

Seminário de Pesquisa - Pré-banca  

7. Pesquisa e Gestão – Clima Escolar -  A gestão da escola básica e o princípio da autonomia administrativa, financeira e pedagógica. Fundamentos filosóficos, políticos e legais da gestão democrática no município. A escolha do Diretor da escola e a constituição das equipes pedagógicas: a gestão participativa. A estrutura organizacional de uma escola. O clima e a cultura da escola como fatores determinantes da gestão escolar. Pesquisa e Gestão: Clima escolar – O que dizem as pesquisas no campo da gestão.

8. O papel Administrativo/Pedagógico do gestor – O gestor no acompanhamento do processo, intervenções e resultados da aprendizagem. Atualização legislativa: LDB 9394/96, BNCC, pareceres. Projeto Político Pedagógico: atualização e avaliação. Escrita documental (ofícios, cartas, comunicações). Autonomia/Financiamento da educação/ Prestação de contas. Transversalidade: Estudos de casos/ trocas de experiência.

9. Identidade de escola: História e Memória – Conceito de memória. Resgate de memória da escola. Criação de identidade da escola/ tempo de permanência do professor em determinada escola. Ética do gestor. Transversalidade: Estudos de casos/ Levantamento do histórico da escola onde atua/trocas de experiência.

10. Educação e Tecnologias no Espaço Escolar -  A tecnologia e a reinvenção dos parâmetros da cultura científica. Sociedade informática e ensino. Aspectos teóricos-conceituais da tecnologia informática na sociedade e na escola. Articulação das linguagens e das mídias que circulam em diferentes espaços sociais e se inserem no contexto escolar. O que dizem as pesquisas? Discussão de estratégias de mudança em diferentes realidades sócio escolares. Exercícios práticos em laboratório.

Seminário de Pesquisa – A pesquisa em educação: abordagens, tipos e orientações metodológicas. Escrita acadêmica. Normas da ABNT. Escolha do tema de pesquisa/orientação trabalho final. Estrutura artigo acadêmico.

11. Importância da comunicação Interna – Barreiras da comunicação. Componentes da comunicação. Contribuições da comunicação interna para o ambiente escolar. Impactos da cultura organizacional na comunicação interna. Importância da liderança na comunicação interna. Elaboração de plano escolar de comunicação interna (diagnóstico, plano de ação, implementação, acompanhamento e avaliação). Abertura de canais de diálogo entre instâncias formais e deliberativas (SEMED/ Conselho Tutelar/ outros órgãos ligados à escola). Trocas de experiência bem-sucedidas.

 

12. Eu e a escola – produção de conhecimento na/da escola -  Diversidade teórica e metodológica na pesquisa em educação. O cotidiano escolar como campo de pesquisa. Articulação de pesquisas e produção científica em “Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas”, em “Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais” e em “Educação e Diversidade social” (gênero/raça/cultura...). A contribuição do gestor na formação do professor-pesquisador. A gestão do conhecimento: pesquisa e projetos na Educação Básica. Experiências bem-sucedidas.

13. Seminário de Pesquisa / Projeto e Trabalho final -. Produção do texto científico (normas da ABNT/ normas Revista Diálogos em Docência). Produção de conhecimento na área de gestão (teoria e vivência prática). Seminário aberto. Publicação dos trabalhos na Revista Diálogos em Docência (CFCG).

bottom of page