Mediação de:
Pedro Hollanda Carvalho
Biólogo pela UFRJ, com mestrado e doutorado, professor e pesquisador do NUPEM-UFRJ desde 2016. Pesquisa nas áreas de Evolução, Biodiversidade, Conservação e Educação Ambiental. Orientador pelo PPG-ProASD - Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (NUPEM-UFRJ).
Rodrigo Lemes Martins
Biólogo pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2002) e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Desde 2009 é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro onde ministra disciplinas no campo da Ecologia e Meio Ambiente. Atualmente é professor Associado II do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM) onde é membro do Laboratório Integrado de Saúde e Sustentabilidade (LISS). Desenvolve estudos nas áreas de ecologia vegetal, conservação, recuperação de áreas degradas, desenvolvimento socioambiental e sustentabilidade. Orientador de Mestrado e Doutorado no PPG em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) e no Mestrado Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (PPG-PROASD). Conselheiro de Unidades de Conservação e de Conselhos Municipais, com destaque para a representação atual do NUPEM no Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (COMMADS) e do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (CONPARNA)
Dominick Werneck de Praguer
Bióloga pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), possui especialização em Microbiologia pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e Mestrado em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (PPG-ProASD - NUPEM UFRJ), onde desenvolveu pesquisa voltada aos manguezais do Estuário do rio Macaé e comunidades do entorno. Atualmente cursa especialização Lato Sensu em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas (IF - Sudeste de Minas Gerais), e em Ciências Ambientais Costeira (IFRJ - Arraial do Cabo,) desenvolvendo trabalho com foco em Áreas Naturais Legalmente Protegidas. Profissional credenciada no órgão de classe (CR-Bio), atua na área de Ciências Ambientais, bem como na Educação Básica, possuindo experiência no desenvolvimento de projetos ambientais e sociais com foco na Bacia Hidrográfica do Rio Macaé. Participa de discussões voltadas para Política Pública Ambiental, estando envolvida em temáticas socioambientais inerentes ao município de Macaé e Região, especialmente no âmbito das Unidades de Conservação da Natureza, Licenciamento Ambiental, Recursos Hídricos e Educação Ambiental.
Modalidade: Somente on-line
Carga horária: 16h
Link de Transmissão
O link de transmissão dos encontros da atividade formativa será informado por e-mail.
Cronograma e horário
Turma 1, terça-feira, das 9h às 12h
29/04/2025
06/05/2025
13/05/2025
Atividades Assíncronas
Aulas síncronas online: atividades assíncronas incluem leitura complementar, exercícios obrigatórios e avaliação final.
Público-alvo
Ensino Fundamental I e II
Todos os professores do 1o. ao 5o. ano de escolaridade do ensino fundamental, Todos os professores do 6o. ao 9o. ano de escolaridade do ensino fundamental
Objetivo
Trazer o conceito de serviços ecossistêmicos. Abordar os tipos de serviços ecossistêmicos e a relevância para a saúde e o bem-estar humano. Mostrar exemplos de ecossistemas e seus serviços ecossistêmicos desde uma escala regional até uma escala global. Debater temas polêmicos como a valoração ambiental e como os serviços ecossistêmicos dialogam com as políticas públicas e tomadas de decisão pelo poder público.
Ementa
O que são os serviços ecossistêmicos? Por que desenvolvemos essa perspectiva sobre a natureza? O curso se propõe trazer um conceito contemporâneo importante sobre nossos ecossistemas.
Programa
-
O que são os serviços ecossistêmicos?
-
Por que desenvolvemos essa perspectiva sobre a natureza?
-
O curso se propõe trazer um conceito importante sobre nossos ecossistemas, que vai no cerne dos conflitos entre meio ambiente e nossa cultura prevalente de desenvolvimento.
-
Um desenvolvimento que está atrelado à exploração e à produção, deixando muito pouco espaço para a preservação e conservação.
-
O curso traz conceitos e debates que transcendem a questão puramente ambiental, e alcança temas contemporâneos como o valor financeiro de uma floresta, a sobrevivência de povos originários, e o conceito de bem-estar e saúde contemporâneos.
-
Ainda, propõe-se uma reflexão fundamental: como abordar esses temas com nossos alunos em sala de aula?
Outras informações
Para a certificação os cursistas deverão participar das aulas com frequência mínima de 75% .